Acupuntura e Fertilidade

 

A acupuntura é muito conhecida por tratar a dor crônica, as compulsões e ansiedades, os problemas de tireóide, bem como a enxaqueca. Mas, as culturas asiáticas a têm usado também para o tratamento de infertilidade há milhares de anos. Atualmente são muitos os estudos que demonstraram os benefícios de se utilizar a acupuntura para o tratamento de infertilidade. O entendimento ocidental sobre a acupuntura afirma que ela favorece a fertilidade. 

 

Segundo Jeremy Ross, em seus conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, há relação energética entre o centro reprodutivo com as gônadas, assim como o centro do Baço com o Pâncreas, da mesma forma como a glândula Pineal ao Timo

Para a acupuntura, em Ross, a infertilidade pode estar relacionada com quadros de excesso como Estagnação da Energia e do Sangue, assim como fleuma e umidade. Também à quadros de deficiência, como aquelas relacionados com o Rim, com o Sangue, com a Energia ou com a Essência.

 

O tratamento para engravidar bem sucedido geralmente envolve de uma a duas sessões por semana durante três a seis meses, ou seja o mínimo de três ciclos consecutivos. Os casais podem continuar as tentativas de conceber durante o tratamento, mas se acredita que o equilíbrio do corpo para gestar uma nova vida precisa acontecer antes que ela aconteça.