Técnicas Complementares de Acupuntura

 

 

MAGNETOTERAPIA

 

É a ciência e arte de cura através dos ímãs. É um sistema natural que sebaseia na aplicação externa de ímãs e ingestão de água imantada, estimulandoa energia da pessoa sem prejudicar o seu organismo. Os ímãs podem alterarqualquer circuito eletromagnético, incluindo o corpo humano.


Os estímulos no corpo são executados através de descargas elétricas rápidas e de baixa intensidade e ingestão de água imantada, que vão harmonizar os impulsos nervosos, facilitando a circulação sangüínea, aumenta a oxigenaçãocelular, possibilitando redução de peso, combatendo dores em geral, entre outros efeitos. A melhoria da qualidade de vida após este tratamento deixará o organismo mais saudável e conseqüentemente mais bonito. A utilização de ímãs em pontos de acupuntura baseia-se nas leis de polaridade magnética. O polo norte é utilizado para sedar e tem efeito de uma bolsa de gelo, promovendo vasoconstrição, tendo, portanto, efeito antiinflamató rio. O polo sul é utilizado para tonificar a circulação das energias e tem o efeito de uma bolsa de água quente, promove vasodilatação local, sendo contra indicado em processos cancerígenos. Existem ímãs de vários Gauss, tamanhos e formatos e a sua escolha é feita em função do local a ser tratado e da natureza do problema em si.


Benefícios da Magnetoterapia:


· Melhora a capacidade de oxigenação e a qualidade do sangue;
· Atua sobre o sitema imunológico aumentando a resitência do organismo contra as doenças;
· Relaxa o sistema nervoso autônomo;
· Melhora o vigor físico e mental;
· Auxilia a regular o funcionamento das glândulas.

 

Fonte: http://zhenjiu.com.br/magnetoterapia

 

 

 

VENTOSATERAPIA

 

O tratamento com ventosas é uma técnica complementar utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa e também no antigo Egito. Também mencionada nos escrito de Hipócrates e praticada pelo povo Grego no século IV a.C.


Para a MTC a ventosa tem a função de limpar o Sangue das toxinas acumuladas, que são elementos causadores de doenças. A ventosa também pode ser usada no alívio de dores musculares, na harmonização do sistema circulatório e até mesmo na Acupuntura Estética, para redução de celulite e gordura localizada. Seu uso também está indicado para combater dores, gastrite, artrite, lombalgia, resfriados e gripe.

 

Os copos são aplicados em vácuo nas áreas especificas do corpo que necessitam de tratamento, principalmente nas costas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MOXA

 

De origem milenar, originária do norte da China, moxabustão - 灸 - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.

 

É uma técnica terapêutica daMedicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados naacupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coréia, Vietnam, Tibete e Mongólia.

 

Acredita-se que seja anterior à acupuntura.

 

A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.

 

A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.